Redução de custos em TI: como torná-lo no setor mais dinâmico nas empresas?

No cenário atual, empresas trabalham para cortar gastos em todos os seus setores, como vendas e administrativo. A redução de custos em TI, porém, é uma das que merece maior cuidado pois, se bem executada, pode trazer benefícios que vão além dos gastos menores.

Isso ocorre pois a tecnologia tem um papel estratégico para o negócio. O setor de TI é responsável por gerir soluções que influenciam no trabalho de todos os profissionais, diariamente.

Diante disso, executar uma boa estratégia de corte de gastos pode ser o ponto chave para garantir que a TI se mantenha como um ativo estratégico para a empresa. Se você quer saber como isso pode ser feito, veja no nosso post abaixo os sete melhores passos para promover a redução de custos em TI que o seu negócio precisa!

Investir na nuvem

A computação em nuvem traz uma série de benefícios para a empresa, sendo a possibilidade de reduzir custos em TI um dos principais. Com o cloud computing, o negócio corta gastos ao pagar apenas pelos recursos que são utilizados. Dessa forma, o desperdício cai drasticamente.

A nuvem também traz outros benefícios. A empresa terá maior mobilidade (o que reduz gastos com transporte) e escalabilidade. Assim, a sua competitividade é ampliada ao mesmo tempo em que os profissionais podem atuar em mais locais.

Ter a automação como solução chave

A automação também pode ser utilizada para reduzir custos em TI. Automatizar rotinas permite que o negócio tenha mais produtividade, elimine desperdícios e erros. Assim, a empresa pode eliminar a sua taxa de retrabalho e garantir que todos atuem continuamente na entrega de resultados.

Nesse sentido, a automatização do setor de TI pode ser feita em várias rotinas. As de backup, por exemplo, teriam as cópias agendadas para ocorrer em intervalos próprios, facilitando o direcionamento de recursos para outros processos. Assim, a empresa focará apenas no que for importante, aproveitando melhor a sua força de trabalho.

Implementar ferramentas para a gestão de rotinas

A produtividade é um ponto chave para o sucesso de qualquer estratégia operacional. E quando os profissionais não conseguem atuar com o máximo de performance, os recursos disponíveis são pior aproveitados e, consequentemente, os gastos sobem.

Portanto, a empresa precisa estar atenta a esse fator, implementando soluções para garantir que todos tenham um bom nível de produtividade continuamente. Isso se faz com a gestão de rotinas, que pode contar com soluções de distribuição de tarefas. Assim, o gestor poderá acompanhar o fluxo operacional de toda a equipe e garantir que atrasos sejam pouco frequentes.

Implementar indicadores de performance

Quem trabalha com gestão sabe da importância de métricas. Elas permitem uma visão abrangente sobre todos os aspectos de uma rotina, como a aderência de profissionais externos ao SLA e a qualidade dos serviços executados. Ao mesmo tempo, eles também podem ser um importante aliado no corte de gastos em TI.

Com métricas de qualidade, erros e performance, o gestor pode avaliar se existem gargalos e falhas na rotina operacional do setor. Dessa forma, é possível cortar custos de modo estratégico e implementar rotinas que garantam que os processos aproveitem ao máximo os recursos disponíveis.

Analisar como os serviços são utilizados

Uma das formas de cortar custos com tecnologia é avaliar os serviços contratados. Na telefonia, por exemplo, a empresa pode realizar uma análise completa dos gastos nessa área, identificando os planos contratados, o seu alinhamento com as necessidades do negócio e os serviços que podem ser cortados.

Há ainda a possibilidade de implementar a terceirização na gestão de contas. Dessa forma, a empresa terá um time especializado em diminuir gastos e otimizar o modo como a telefonia é gerenciada pelo negócio.

Outros custos com serviços, como consultorias e empresas de suporte terceirizado, também pode ser reavaliados. Dessa forma, a empresa fará uma readequação dos seus contratos para a sua realidade e planos futuros, diminuindo o valor gasto na área.

Terceirizar a equipe

Se a sua empresa ainda não investiu no outsourcing, talvez essa seja a hora certa. O processo de terceirizar atividades do time de TI cria um ambiente de maior qualidade, elimina gastos e garante mais qualidade para os usuários.

O suporte, por exemplo, pode ser direcionado a um time externo. Ele fará uma análise da infraestrutura e dos serviços de TI e, assim, desenvolverá um plano de ação.

Esse planejamento permitirá que os recursos sejam melhor distribuídos e todos os profissionais possam atuar ativamente no apoio dos usuários. Como o pagamento é feito sob demanda, os custos caem e a companhia pode direcionar melhor os seus futuros investimentos.

Alinhar expectativas

Em sua busca por reduzir custos em TI, o alinhamento de expectativas é o nosso último passo. Isso é fundamental para a empresa melhorar o seu planejamento, otimizar investimentos e garantir que o time de TI possa atuar de um modo mais inteligente.

Portanto, crie um canal de comunicação com outras áreas. Trabalhe lado a lado com os usuários para identificar as suas demandas.

Assim, será mais fácil conhecer o que os usuários precisam no seu dia a dia. Dessa forma, o planejamento de TI poderá aproveitar melhor os recursos disponíveis, evitando os riscos e prejuízos que envolvem um investimento de baixa qualidade. Além disso, o direcionamento de recursos será mais eficaz, garantindo que o time de TI jamais trabalhe executando atividades que não sejam necessárias.

Toda empresa moderna utiliza a tecnologia no seu dia a dia. As ferramentas de TI podem ser utilizadas para aumentar produtividade, eliminar gargalos e criar um ambiente operacional mais inteligente e integrado.

Porém, em um cenário de crise, saber como promover a redução de custos em TI pode ser o ponto chave para o negócio evitar problemas de performance e garantir que a tecnologia se mantenha integrada ao dia a dia de todos. Assim, o negócio pode evitar problemas graves de qualidade sem comprometer o seu orçamento.

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